Cuidados com o Coronavírus

Atualizado: Mar 16

Para evitarmos a propagação do vírus, devemos tomar alguns cuidados.


Com o alerta mundial e poucas informações sobre o vírus que matou centenas de pessoas nos últimos meses, o povo brasileiro anda muito preocupado, pois já foram registrados alguns casos aqui no Brasil e pouco se sabe sobre o Coronavírus.


Descoberto nos anos 60, o vírus é responsável por causar infecções respiratórias em seres humanos e animais, com gravidade leve ou moderada, podendo até ser confundida com um simples resfriado. Ao longo da vida nós somos infectados diversas vezes, mas por ser uma grande família viral, alguns tipos de Coronavírus como o CODIV19 podem causar síndromes respiratórias agudas grave o tipo SARS – “Severe Acute Respiratory Syndrome”, que é responsável pelos óbitos.


Já existiram alguns relatos e mortes devido ao mesmo vírus na última década, mas a epidemia foi rapidamente controlada. Os primeiros registros indicam que a propagação teve início no Oriente Médio e que os Morcegos são responsáveis por transmiti-lo.


Conheça um pouco mais sobre o Coronavírus:


Sintomas

São coriza, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar e febre, o Coronavírus pode causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos. Transmissão Por ser viral, a transmissão pode ocorrer enquanto o infectado estiver com os sintomas, mas o período ainda é desconhecido. O contato físico próximo de familiares ou cuidadores (saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mão), ou até mesmo a permanência no mesmo ambiente são os atos responsáveis pela transmissão.


Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:


· Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

· Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

· Evitar contato próximo com pessoas doentes.

· Ficar em casa quando estiver doente.

· Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

· Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Uma cerimônia de despedida (velório), possui um grande número de pessoas presentes e enquanto estivermos em alerta mundial devemos tomar alguns cuidados. Apesar de ser muito difícil, evite ao máximo o contato físico entre os presentes e lave sempre as mãos com sabonete ou álcool gel.


Em caso suspeita e sintomas, procure um médico imediatamente.





Fonte: saude.sp.gov.br

Central de Atendimento

19 3275-0000

Horário Atendimento

24H

ASSISTÊNCIA FAMILIAR

Unidade Hortolândia

(19) 3865-1703

ASSISTÊNCIA FAMILIAR

Unidade Campinas

(19) 3275-0000

COLINA DOS FLAMBOYANTS

Mogi Mirim - SP

(19) 3806-7788

(19) 3806-7060

PARQUE HORTOLÂNDIA

Hortolândia - SP

(19) 3909-0237

FMC - FUNERÁRIA

Hortolândia - SP

(19) 3504-7555

MEMORIAL GARDEN

Ourinhos - SP

(14) 3026-4710
(14) 3026-2847

Renegociação de Débitos

(19) 3500-1998

calendario agenda.png

Agenda

Flamboyant

icone_facebook_aq.png
icone_instagram_Aquarela.png
iconyoutube.png