Como se comportar num velório?

O Grupo Flamboyant, te dá dicas de como se comportar durante a cerimônia de despedida.



Quando nos deparamos com a perda de alguém, seja ela da sua família, ou de alguém que você gosta muito, passamos por diversos processos, e um deles, como lembrança e respeito a quem partiu, é o velório, momento único de despedida para amigos e familiares, repleto de sentimentos e emoções.


Nesse momento, cada um tem a sua forma de absorver essa perda e por isso, devemos ter muito cuidado nesse momento delicado.


Evite Conversas paralelas: É muito comum durante uma cerimônia de despedida, encontrarmos amigos e familiares que não víamos há muito tempo e naturalmente querer conversar com a pessoa. Com isso, devemos falar baixo e evitar as risadas, deixando esses momentos de “descontração” para outra hora e local.


Roupas: Apesar da cultura, de usar exclusivamente roupas pretas no velório, devemos nos atentar e usar roupas discretas e sem extravagância, evitando acessórios e peças curtas, decotadas e coloridas.


Atenção com as palavras: É muito importante prestar os nossos sentimentos e condolências para os familiares em luto, mostrando todo nosso respeito e carinho. E claro, queremos confortar a pessoa com palavras, e por isso, devemos ter muito cuidado com elas, pois o nosso sentimento é diferente do outro. Assim, evite frases como:


“Eu sei como é”, “eu imagino” ou “entendo a sua dor”, não se coloque no lugar da pessoa e nem queira sentir a dor dela nesse momento, pois cada um absorve a informação da sua maneira.


“Tudo bem com você? ”, apesar de usarmos muito no nosso dia-a-dia e ser sinônimo de educação, evite, pois na maioria das vezes naquele momento, a pessoa não está e não quer falar sobre.


“Essa dor (tristeza), já vai passar”, cada pessoa tem o seu processo de luto, variando período e intensidade. Assim, precisando de seu próprio tempo para se reorganizar internamente, e de certa forma no momento, ela quer o seu ente de “volta”.


“Já era a hora dele” ou “pelo menos ele vai descansar agora”, ninguém quer perder um ente querido, independente da hora.


As vezes um gesto, como um abraço ou carinho, vale mais que palavras.


Ajude: Sempre que puder ofereça ajuda, claro, sem ser evasivo. Ofereça água, apoio para segurar algo, sempre de forma simples e discreta, evite insistir.


Celulares: Hoje, não vivemos sem os nossos celulares e internet, por mais distraído que esteja, utilize esse momento para ajudar os amigos e familiares com a sua presença. Claro, utilizamos essa ferramenta para comunicarmos, ou darmos informações sobre o sepultamento, com isso, não se esqueça de deixar o celular no silencioso.

Central de Atendimento

19 3275-0000

Horário Atendimento

24H

ASSISTÊNCIA FAMILIAR

Unidade Hortolândia

(19) 3865-1703

ASSISTÊNCIA FAMILIAR

Unidade Campinas

(19) 3275-0000

COLINA DOS FLAMBOYANTS

Mogi Mirim - SP

(19) 3806-7788

(19) 3806-7060

PARQUE HORTOLÂNDIA

Hortolândia - SP

(19) 3909-0237

FMC - FUNERÁRIA

Hortolândia - SP

(19) 3504-7555

MEMORIAL GARDEN

Ourinhos - SP

(14) 3026-4710
(14) 3026-2847

Renegociação de Débitos

(19) 3500-1998

calendario agenda.png

Agenda

Flamboyant

icone_facebook_aq.png
icone_instagram_Aquarela.png
iconyoutube.png