Como lidar com perda de entes queridos durante o isolamento da pandemia?

Atualizado: Set 21

Por Silvana Caetano

Se você perder alguém significativo e seu luto te trouxer todos esses desafios extras enquanto perdurar a necessidade de distanciamento/isolamento social, há que se buscar novas possibilidades para os encontros (ainda que não presenciais) e conexões com quem represente amparo e ajuda garantindo ter com quem contar, porque você certamente vai precisar.


Identificar e reconhecer suas necessidades, respeitar o seu tempo e disponibilidade interna para ficar só ou pedir companhia (mesmo que não seja pela presença física), falar ou silenciar, demonstrar forças e fraquezas (pode ser que uma chamada telefônica ou de vídeo apenas para chorar com alguém que te acolha e conforte), será fundamental para não amplificar ainda mais a solidão, o desamparo e as carências que eles trazem.


Se você não pôde participar do funeral, ajude a garantir uma cerimônia de adeus e homenagens, mesmo à distância, com outras pessoas envolvidas no mesmo luto. Será como recriar a ocasião que vocês desejaram participar, mas foram impedidos. Com uma iniciativa como essa você pode alcançar, ser acolhido por outras pessoas e igualmente proporcionar isso a cada uma delas. Algo assim pode garantir a sensação de terem feito o seu melhor para quem se foi, pelas pessoas que o amam, será reconfortante e trará para os envolvidos a vivência mais concreta da perda, que dispara e facilita alguma ordenação no caos o luto.


Uma corrente para continuidade da troca de apoio com quem aceite participar, com o oferecimento de gestos e delicadezas por exemplo, virtual ou real (com cada uma entregando na casa da próxima o que esteja oferecendo ou apenas duas pessoas se encontrando de cada vez, cumprindo todo protocolo de proteção), certamente será muito agradável, tocante para todos e ajudará a acalmar as emoções negativas e aquecer os corações.


Uma sugestão é mobilizar pessoas significativas para o/a falecido/a para formar uma Caixa de Memórias com fotos e boas lembranças escritas, ou mesmo para oferecerem um ao outro um presente simbólico (flores, comida, ou algo que se relacione com a personalidade e lembrança do/a homenageado/a) junto com uma mensagem de apoio personalizada de quem oferece para aquele que vai recebê-la (em um sistema de rodízio por sorteio ou outra forma de definir a sequência, para que todos participem e sejam contemplados). Isso poderá criar uma proximidade e conexão valiosa e que pode ajudar intensamente a suavizar a trajetória desse luto mais complexo, pelas privações e faltas que o acompanham.


Plantar e cuidar de uma planta/flor ou uma árvore, cuidar de um jardim pequeno que seja, de ervas aromáticas a serem utilizadas para cozinhar, por exemplo, em memória e reverência à quem você perdeu e tanto estima, pode te fazer experimentar momentos e sentimentos renovadores, de sublimação, contato e recuperação da sua energia de vida, além de auxiliar na busca de novos sentidos possíveis no percurso entre a dor aguda e a saudade doce que deve ser o processo de luto.


Abstração, símbolos e significados é o que podemos ter e precisamos quando o real e concreto não for mais possível. É desse modo que achamos lugar e acomodamos dentro de nós tudo que queremos que fique guardado para nos manter ligados a quem e com tudo que não desejamos esquecer.


Silvana Caetano

Psicóloga, parceira do Grupo Flamboyant, especialista em Luto, Intervenção em Grupos, Saúde/Qualidade de Vida e Stress.  Atua no trabalho e na educação para a morte e o luto desde 2006 e há 8 anos cuida do Grupo de Apoio para Famílias em Luto do CIAFF FGrupo.


Contatos

silvanabassetto@gmail.com

Instagram @silcae

Central de Atendimento

19 3275-0000

Horário Atendimento

24H

ASSISTÊNCIA FAMILIAR

Unidade Hortolândia

(19) 3865-1703

ASSISTÊNCIA FAMILIAR

Unidade Campinas

(19) 3275-0000

COLINA DOS FLAMBOYANTS

Mogi Mirim - SP

(19) 3806-7788

(19) 3806-7060

PARQUE HORTOLÂNDIA

Hortolândia - SP

(19) 3909-0237

FMC - FUNERÁRIA

Hortolândia - SP

(19) 3504-7555

MEMORIAL GARDEN

Ourinhos - SP

(14) 3026-4710
(14) 3026-2847

Renegociação de Débitos

(19) 3500-1998

calendario agenda.png

Agenda

Flamboyant

icone_facebook_aq.png
icone_instagram_Aquarela.png
iconyoutube.png