04 de fevereiro: Dia Mundial do Combate ao Câncer

Atualizado: Mar 12

A data foi criada em 2000 para informar e conscientizar mundialmente a população sobre o câncer.

Com o principal objetivo de incentivar e alertar as pessoas de todas as nações sobre a doença responsável por milhões de mortes anualmente, conforme estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde), no dia 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer.


A prevenção e o conhecimento são importantes para que em caso da doença ser diagnosticada, o início do tratamento seja precoce, assim, aumentando as expectativas de sucesso da cura e evitando mais registros relacionados, já que é a segunda principal causa de óbitos no mundo todo.


E para conscientiza-los, listaremos algumas simples ações e hábitos para sua prevenção:


· Não consuma bebidas alcoólicas e nem cigarros, eles são grandes responsáveis pelo câncer de pulmão e fígado da população. Para a prevenção, não fume em locais fechados, pois um cigarro libera no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas. Quem não é fumante acaba inalando a fumaça e é prejudicado.


· Ficar muito tempo exposto ao sol, principalmente sem o uso de protetores e bloqueadores solares, pode ser um fator de risco para a doença na pele. Se não tiver escolha, utilize chapéu, camisetas de mangas longas e calça. Das 10h às 16h os raios solares são mais fortes, se possível evite a exposição nesses horários.


· Os exames preventivos, como o nome já diz, previnem o diagnóstico tardio da doença, e assim, aumentando os números de sucesso na cura da mesma. Tantos homens, quanto as mulheres devem realizar os exames e procedimentos, por mais incômodos que possam parecer, pois conforme idade e classes de risco (quando há casos da doença na família) você estará vulnerável a doença. Os mais comuns detectados são canceres de mama e próstata.


· Diariamente, realize uma higiene bucal completa, incluindo a língua.


· Controlar o peso e possuir uma vida saudável somando atividades físicas diárias e uma alimentação regrada, reduzem o risco da doença cancerígena. Consuma alimentos frescos e evite os processados e gorduras. Adicione em sua dieta frutas e legumes.


Em caso de suspeita e dúvidas, busque um atendimento profissional especializado!





Acesse outros textos relacionados ao Câncer:


Outubro Rosa: Campanha de prevenção do câncer de mama

Por que os homens devem aderir à campanha do Outubro Rosa?

Novembro Azul: Vença o medo e o preconceito

Central de Atendimento

19 3275-0000

Horário Atendimento

24H

ASSISTÊNCIA FAMILIAR

Unidade Hortolândia

(19) 3865-1703

ASSISTÊNCIA FAMILIAR

Unidade Campinas

(19) 3275-0000

COLINA DOS FLAMBOYANTS

Mogi Mirim - SP

(19) 3806-7788

(19) 3806-7060

PARQUE HORTOLÂNDIA

Hortolândia - SP

(19) 3909-0237

FMC - FUNERÁRIA

Hortolândia - SP

(19) 3504-7555

MEMORIAL GARDEN

Ourinhos - SP

(14) 3026-4710
(14) 3026-2847

Renegociação de Débitos

(19) 3500-1998

calendario agenda.png

Agenda

Flamboyant

icone_facebook_aq.png
icone_instagram_Aquarela.png
iconyoutube.png